Descrição do Projeto

Economia Subterrânea é a soma dos produtos de bens e serviços que escapam dos controles oficiais, e no Brasil vem crescendo de forma mais acelerada que a economia formal, segundo pesquisa apurada pela FGV encomendada pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial.

Com a burocracia e dificuldade de se operar no mercado formal, além da alta carga tributária a economia subterrânea transformou-se em uma opção mais atrativa na absorção de investimentos.

Décadas atrás, a economia subterrânea não era considerada pelas autoridades, mas sabe-se hoje que ela representa uma importante fatia do PIB de nossa economia.

Além de ofertar bens e serviços não ofertados pela economia formal, a economia subterrânea também gera empregos e renda, possui uma dinâmica própria, resultante das forças de mercado que buscam uma maior flexibilidade na operação das atividades, legais ou ilegais, que envolvam moeda ou troca, por razões fiscais ou burocráticas.

Facilmente observada, as estatísticas oficiais sobre a economia informal indicam o quão regulado é o mercado de trabalho brasileiro, que coloca em torno de 30% de seus empregados em situações diferentes da determinada legalmente.

Este maior crescimento é fruto de diversos fatores dentre os quais podemos mencionar: Maior facilidade para contratar e demitir, queda das exportações e a elevação da carga tributária.

Todos estes fatores juntos contribuem para este maior crescimento da economia subterrânea.

O desenvolvimento da economia subterrânea é um claro sinal de que existe algo de errado no aparato institucional do país.

É importante ressaltar, que somente um combate à redução da economia subterrânea não seria suficiente à ampliação a economia formal, o combate à informalidade deve-se concentrar em suas causas, que são a elevada carga tributária, a rigidez do mercado de trabalho que eleva muito os custos da mão de obra, além de se efetivar a reforma tributaria e a constante luta contra a corrupção que vem sangrando de maneira intermitente os mercados mundiais.

Caso contrário, uma repressão mais severa com relação as suas atividades econômicas ocasionaria uma elevação do desemprego, queda da renda e redução dos bens e serviços ofertados no mercado, elevando os problemas sociais brasileiros.

Cliente

Adm. João Batista Pereira Junior





Projetos Relacionados